“Você já pensou no mundo que quer deixar para os seus filhos e netos? Com ações adequadas podemos salvar o planeta e melhorar a qualidade de vida das futuras gerações. Quando a última arvore cair, derrubada; quando o último rio for envenenado; quando o último peixe for pescado, só então nos daremos conta de que dinheiro é coisa que não se come.” (Índios Amazônicos).

   
 
GRADE CURRICULAR                      
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS - (Clique na sigla da disciplina)
Cod.
Disciplinas
Crédito
C.H.
Per. / Nível
 
Fundamentos de Ciências Ambientais
 
4
 
60
 
1 / M-D
 
Métodos em pesquisa Ambiental
 
3
 
45
 
1 / M
 
Sustentabilidade e Sociedade
 
4
 
60
 
1 / M-D
 
Seminário de Mestrado
 
1
 
15
 
1 / M
 
Epistemologia Ambiental
 
4
 
60
 
1 / D
 
Seminário I
 
4
 
60
 
1 / D
 
Seminário II
 
4
 
60
 
1 / D
 
Atividade de Pesquisa 1
 
-
 
90
 
1 / M-D
 
Atividade de Pesquisa 2
 
-
 
90
 
2 / M-D
 
Atividade de Pesquisa 3
 
-
 
90
 
1 / D
 
Atividade de Pesquisa 4
 
-
 
90
 
2 / D
 
Defesa de dissertação ou tese
 
0
 
0
 
1 / M-D
DISCIPLINAS OPTATIVAS - (Clique na sigla da disciplina)
Cod.
Disciplinas
Crédito
C.H.
Per. / Nível
 
Mudanças Ambientais Globais
 
2
 
30
 
2 / M - D
 
Introdução ao Monitoramento Ambiental
 
2
 
30
 
2 / M - D
 
Valoração Ambiental
 
2
 
30
 
2 / M - D
 
Comportamento socioambiental e processos educacionais
 
2
 
30
 
2 / M - D
 
Saúde Ambiental
 
2
 
30
 
2 / M - D
 
Fundamentos de Serviços Ambientais
 
2
 
30
 
2 / M - D
 
Geoprocessamento Aplicado às Ciências Ambientais
 
3
 
45
 
2 / M - D
 
Etnoconservação e percepção ambiental na Amazônia
 
2
 
30
 
2 / M - D
 
Governança Ambiental
 
3
 
45
 
2 / M - D
 
Indicadores de Sustentabilidade
 
2
 
30
 
2 / M - D
 
Métodos Qualitativos em Ciências Ambientais
 
3
 
45
 
2 / M - D
 
Mudanças Ambientais Globais
 
2
 
30
 
2 / M - D
 
Multiculturalismo e diversidade cultural
 
2
 
30
 
2 / M - D
 
Unidades de conservação e desenvolvimento sustentável
 
3
 
45
 
2 / M - D
 
Energia e Ambiente
 
2
 
30
 
2 / M - D
 
Comunicação científica
 
2
 
30
 
2 / M - D
 
Espaço e rede urbana na Amazônia
 
2
 
30
 
2 / M - D
 
Sistemas de gestão ambiental
 
2
 
30
 
2 / M - D
 
Conservação e Manejo dos Recursos Naturais
 
4
 
60
 
2 / M - D
 
Políticas Nacionais de Meio Ambiente e seus instrumentos
 
4
 
60
 
2 / M - D
 
Valores e ética ambiental
 
3
 
45
 
2 / M - D
 
Economia Ambiental
 
4
 
60
 
2 / M - D
 
Avaliação de Impactos Ambientais
 
3
 
45
 
2 / M - D
 
Ecotoxicologia e avaliação de riscos ambientais
 
3
 
45
 
2 / M - D
 
Sociologia Ambiental
 
3
 
45
 
2 / M - D
 
Agricultura e Ambiente
 
3
 
45
 
2 / M - D
 
Métodos quantitativos em ciências ambientais
 
4
 
60
 
2 / M - D
 
Tópicos Especiais 1
 
1
 
15
 
2 / M - D
 
Tópicos Especiais 2
 
2
 
30
 
2 / M - D
 
Tópicos Especiais 3
 
3
 
45
 
2 / M - D
EMENTAS
OBRIGATÓRIAS
 
OPTATIVAS
• PGCASA701 - Fundamentos de Ciências Ambientais
O homem e o ambiente. Princípios do funcionamento dos sistemas naturais. Estudo da estrutura e função de ecossistemas. Processos naturais, incluindo processos ecológicos, químicos, hidrológicos, fluxos de energia e ciclos de materiais. A dimensão humana no ambiente, crescimento populacional e econômico, demanda por recursos naturais, poluição e contaminação. Problemas ambientais incluindo crescimento da população, produção de comida, consumo de energia e água, poluição de ar, extinção de espécies, mudanças climáticas, disposição de resíduos sólidos e materiais perigosos. Possíveis soluções e alternativas para equacionar os problemas ambientais e a perspectiva política delas. Ecossistemas Amazônicos, ocupação humana e impactos.

• PGCASA702 - Métodos em pesquisa Ambiental
Introdução aos diversos métodos analíticos utilizados na pesquisa ambiental. Principais conceitos e métodos qualitativos e quantitativos.

• PGCASA703 - Sustentabilidade e Sociedade
Introdução ao desenvolvimento sustentável. Contexto histórico da sustentabilidade. Conceitos sobre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. Complexidade e sustentabilidade. Sustentabilidade e crescimento. Sustentabilidade e consumo. As diferentes visões da sustentabilidade: Economia, Sociedade, Ciência e Tecnologia. O local, o regional e o global. Sustentabilidade e Políticas Públicas.

• PGCASA704 - Seminário de Mestrado
Apresentação das principais pesquisas na área ambiental, com uma perspective histórica, desde o início até a atualidade a partir da apresentação de “papers” clássicos na área ambiental. Análise de como a pesquisa proposta pelo aluno se insere no contexto da pesquisa ambiental atual.

• PGCASA800 - Epistemologia Ambiental
Epistemologia no pensamento científico. Abordagens metodológicas das ciências da natureza e da sociedade. A questão ambiental e as novas epistemes. Perspectivas científicas da questão ambiental. Os limites das abordagens ambientais. O pensamento complexo e a multidisciplinaridade. A Complexidade da Questão Ambiental. Interdisciplinaridade - articulação das ciências e o diálogo de saberes. O paradigma científico-tecnológico como alicerce do padrão de desenvolvimento do mundo moderno: contradições e limites e novos modelos explicativos.

. PGCASA801• Seminário I
A disciplina tem por finalidade o aperfeiçoamento do aluno na comunicação científica oral e escrita. A produção de conhecimento. A informação científica como produto e insumo da atividade científica. A importância dos processos de comunicação para a circulação das idéias entre os pesquisadores para o desenvolvimento da ciência. A produção e divulgação do conhecimento científico em revistas nacionais e internacionais da área ambiental. Os canais de comunicação da ciência (formais e informais/impressos e eletrônicos) e sua otimização para o fluxo de idéias entre os pesquisadores. Estruturação de textos científicos. Estruturação de apresentações e diretrizes para a comunicação oral. Clareza e Estilo. Comunicação com editores.

. PGCASA802 • Seminário II
A disciplina tem por finalidade o amadurecimento dos projetos de tese dos alunos, num processo interativo e de socialização de conhecimentos e avanços metodológicos. Cada aluno apresenta e discute seu projeto no seminário, que conta também com docentes e pesquisadores convidados para contribuírem em aspectos relevantes para o desenvolvimento das teses. Os alunos, ao trazerem seus projetos para o debate, serão instruídos de conteúdos interdisciplinares, de acordo com as competências dos demais participantes. Assim, pretende-se que ao final do semestre, os alunos estejam aptos ao exame de qualificação.

• PGCASA901 - Atividade de Pesquisa 1
Corresponde ao semestre em que o aluno está realizando sua pesquisa de dissertação ou tese.

• PGCASA902 - Atividade de Pesquisa 2
Corresponde ao semestre em que o aluno está realizando sua pesquisa de dissertação ou tese.

• PGCASA903 - Atividade de Pesquisa 3
Corresponde ao semestre em que o aluno está realizando sua pesquisa de dissertação ou tese.

. PGCASA904• Atividade de Pesquisa 4
Corresponde ao semestre em que o aluno está realizando sua pesquisa de dissertação ou tese.

. PGCASA910 • Defesa de dissertação ou tese
Corresponde ao semestre em que o aluno irá defender seu trabalho de dissertação ou tese.
PGCASA545 - Mudanças ambientais globaisCausas das mudanças globais e possíveis respostas. Mudanças nos ciclos biogeoquímicos globais, no clima, impactos das mudanças globais na agricultura, recursos hídricos, saúde humana. As transformações contemporâneas do mundo e suas formas de alcance na Amazônia.

• PGCASA656 - Introdução ao monitoramento ambiental
Conceitos e tipos de monitoramento; bioindicadores; uso de imagens de satélite, índices bióticos, modelos de predição de impacto e protocolos de avaliação rápida no monitoramento de ecossistemas.

• PGCASA657 - Valoração ambiental
O que é valor. Questões filosóficas, conceituais e morais associadas à valoração ambiental. Valor dos usos diretos e indiretos. Métodos utilizados para valorar bens sem mercado: preferência revelada e preferência declarada. Preferência revelada: técnica dos preços hedônicos, custo de viagem. Preferência declarada: avaliação de contingência e análise conjunta. O Uso da Valoração para Determinação de Políticas: a análise custo-benefício e análise de ciclo de vida. A Função de Dano Marginal. Os problemas associados às técnicas de valoração. Valorando serviços ecológicos. A abordagem tradicional e a abordagem da economia ecológica.

• PGCASA660 - Comportamento Socio-Ambiental e Processos Educacionais
Apresentação dos fundamentos teórico-metolológicos. Aspectos Cognitivos e Afetivos na relação pessoa-ambiente (espaço, lugar e outros elementos constituintes). Análise psicossocial das relações do ser humano e seu meio ambiente. Estudo crítico dos usos e significados sociais do ambiente. Estudo das situações individuais e coletivas na estruturação e organização do meio ambiente. Leitura crítica dos aspectos psicossociais e culturais na relação com o meio ambiente natural e construído incluindo uma análise contextual da realidade local. Análise das representações, atitudes e sentimentos pela ocupação de um lugar procurando identificar a complexidade das inter-relações humanas e ambientais como entidades interdependentes. Ecocidadania e proposições para uma intervenção psicossocial do ambiente.

• PGCASA661 - Saúde Ambiental
Introdução. Conceitos. Requerimentos básico para um ambiente saudável. Medição da qualidade ambiental. Exposição humana e impactos na saúde. Impactos de fatores ambientais na saúde humana. Natureza dos perigos ambientais, ar, água e saneamento. Alimentos e agriculturas. Saúde e doenças. Uso de energia e saúde. Saúde e desenvolvimento. Indicadores de saúde. Poluição industrial e segurança química. Ações para a proteção da saúde e do ambiente. Problemas trans-fronteiriços e globais.

• PGCASA664 - Fundamentos de Serviços Ambientais
O que são serviços ambientais, conceito e histórico. Interação clima-vida. Serviços ambientais do solo, serviços dos controladores de pestes e a agricultura, serviço dos polinizadores. Serviços ministrados pelos grandes biomas: serviço dos ambientes marinhos e de água doce, serviço ambiental da floresta e das pastagens. Bases filosóficas e métodos empíricos para a valoração dos serviços ambientais. Estudos de caso.

• PGCASA666 • Geoprocessamento Aplicado às Ciências Ambientais
Cartografia para geoprocessamento; fundamentos de geoprocessamento; uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) para estudos ambientais; introdução as técnicas de Sensoriamento Remoto; análise integrada de ecossistemas por técnicas de geoprocessamento; bancos de dados espaciais para o planejamento ambiental. SIG & leis ambientais. Projetos de SIG aplicados ao monitoramento ambiental na Amazônia Legal.

• PGCASA668 - Avaliação de Impactos Ambientais
Conceito de Ambiente. Conceito de Impacto ambiental. História do desenvolvimento da Avaliação de Impactos Ambientais no mundo e no Brasil. Legislação Brasileira sobre Avaliação de Impactos. Legislação Estadual. Princípios da avaliação de Impactos Ambientais: a importância dos princípios. Natureza e alcance da Avaliação de Impactos ambientais. Aplicação da Avaliação de impactos em políticas públicas, programas e projetos. A participação pública na Avaliação de Impactos. Os prazos na Avaliação de Impactos. Avaliação Ambiental estratégica. Principais atividades da Avaliação de Impactos: predição, avaliação de riscos, monitoramento, revisão de impactos, comunicação. A qualidade da Avaliação de impactos e o uso da informação. Técnicas de suporte para a avaliação de impactos ambientais. Identificação de impactos e estratégias de identificação. Metodologias de predição. Monitoramento. Avaliação de impactos sociais e na saúde.

• PGCASA670 • Etnoconservação e Percepção Ambiental na Amazônia
Teoria do Etnoconhecimento. Métodos sobre Prática Social para a Etnoconservação. Sistemas de etno-classificação de organismos e habitats. Percepção Ambiental, Informação e contextualização. Técnicas de pesquisa sobre a Percepção Ambiental das Populações humanas. Estratégias metodológicas para pesquisa em Etnoconservação dos Recursos Naturais.

• PGCASA672 • Governança Ambiental
Governança, racionalidade e ação coletiva. O conceito de governança. O problema da cooperação e a tragédia dos bens comuns. Interdependência e cooperação. Bases da escolha racional. Escolha racional e institucionalismo. Ação coletiva: barreiras e incentivos. Instituições e mudança institucional. Enfoques metodológicos. Tipos de bens comuns e ação coletiva. Conhecimento local, uso e manejo de recursos naturais. Governança em múltiplas escalas Estudos de caso: pastagens, florestas, recursos pesqueiros, recursos hídricos.

• PGCASA673 • Indicadores de Sustentabilidade
Indicadores de desenvolvimento sustentável segundo as suas dimensões. Indicadores da Dimensão Ambiental, Social, Econômica e Institucional. Iniciativas Internacionais de Agregação de indicadores de desenvolvimento sustentável. Índice de Desenvolvimento Humano (HDI: Human Development Index); Pegada Ecológica (Ecological Footprint); Índice de Sustentabilidade Ambiental (ESI - Environmental Sustainability Index), Indicador de Progresso Genuíno (GPI: Genuine Progress Indicator), Índice de Bem-estar Econômico Sustentável (ISEW: Index of Sustainable Economic Welfare), Avaliação de Bem-estar (Well-being Assessment); Índice do Planeta Vivo (Living Planet Index); Índice de Desenvolvimento das Cidades (CDI: City Development Index); Índices de Performance de Políticas Públicas (Policy Performance Indices);

• PGCASA674 • Métodos Qualitativos em Ciências do Ambiente
Bases teórico-conceituais de pesquisas qualitativa e quantitativa. Modalidades de pesquisa. Aspectos constitutivos do trabalho de campo. Estratégias de coleta de dados. Métodos quantitativos e qualitativos de análise. Questões éticas na pesquisa. Elementos constitutivos do projeto de pesquisa. Modalidades de pesquisas na abordagem qualitativa. Fenomenologia sociológica; Etnometodologia; Interacionismo simbólico; História de vida, Narrativa de vida, História oral e Etnobiografia; Investigação participante e Investigação-ação; Estudo de caso. Modalidades de pesquisa na abordagem quantitativa. Pesquisa de levantamento ou survey; Pesquisa correlacional. Estratégias de coleta e análise de dados.

• PGCASA675 • Mudanças Ambientais Globais
Panorama ambiental global. Causas das mudanças globais e possíveis respostas. Mudanças nos ciclos biogeoquímicos globais, no clima, impactos das mudanças globais na agricultura, recursos hídricos, saúde humana. As transformações contemporâneas do mundo e suas formas de alcance na Amazônia. Relações entre as mudanças ambientais globais (principalmente aquecimento global, mudanças no uso/cobertura da terra, urbanização), a perda de biodiversidade, e a saúde humana. Crescimento populacional e meio ambiente, através de uma discussão de capacidade de suporte populacional, população e sustentabilidade e mudanças ambientais globais.

• PGCASA676 • Multiculturalismo e Diversidade Cultural
História da formação cultural brasileira; Conflitos e encontros entre tradições culturais do país; A multiculturalidade como paradigma constitucional e a necessidade de se recuperar e se valorizar as tradições; As diferenças étnicas e a problemática racial. Informação, conhecimento, sabedoria, patrimônio de sensibilidade nas populações tradicionais; A diversidade cultural presente nas diversas tradições. A disciplina aborda o multiculturalismo em sua transversalidade diante da riqueza dos conhecimentos e das tradições de nossa gente, em seu “mosaico cultural”, aprofundando a importância do conhecimento ancestral das mais de 200 etnias indígenas e demais populações tradicionais. A temática do multiculturalismo brasileiro e o etnodesenvolvimento da diversidade cultural, suas implicações e desdobramentos.

• PGCASA677• Unidades de Conservação e Desenvolvimento Sustentável
Histórico de criação de UCs no Brasil. Categorias correntes de UCs no Brasil. Compromissos e metas das políticas brasileiras de conservação da natureza. Legislação, programas de ação e acordos internacionais vigentes. Panorama do processo de criação e implementação de UCs no Brasil. Instrumentos complementares de proteção da biodiversidade: zonas de amortecimento, corredores ecológicos, mosaicos, reservas da biosfera etc. A questão da presença humana em UCs.

• PGCASA678 • Energia e Ambiente
Conceitos Fundamentais e Unidades de Energia. Formas de Produção de Energia de Fluxo e de Estoque - Aspectos tecnológicos, econômicos, sociais e ambientais. Energia, Meio Ambiente e Clima. Energia e Desenvolvimento. Os Cenários Energéticos.

PGCASA679 - Comunicação científica
Introdução à escrita científica. Estruturando um artigo científico. Escrevendo resumos, introdução, materiais e métodos resultados e discussão. Citações. Apresentações orais, planejamento e a apresentação. Linguagem corporal durante a apresentação. Postura. Como fazer perguntas. Argüição.

• PGCASA681 • Espaço e Rede Urbana na Amazônia
Dimensões regionais e urbanas brasileiras. Sistemas de cidades. Hierarquias urbanas. Novas hierarquias. Redes urbanas regionais, redes urbanas nacionais. A configuração de uma rede de cidades no Brasil. Formação regional e urbana no Brasil; Concentração e desconcentração espacial brasileiro; Amazônia: ocupação, domínio e formação do território; Redes e fluxos no espaço geográfico amazônico. Regionalização do espaço amazônico.

• PGCASA682 - Sistemas de gestão ambiental
Conceitos e Princípios: Gestão, Conservação, monitoramento, gerenciamento, fiscalização, controle ambiental. Princípio da precaução, Poluição transfronteiriça. Proteção da qualidade da água. Proteção do solo. Técnicas de Planejamento de Projetos. Gestão, Ciclo e Estratégia de Projetos. Gestão integrada do ambiente, a gestão patrimonial, a gestão pública/privada/comunal dos recursos e serviços do ambiente. Zoneamento ambiental. Elaboração de plano de gestão ambiental. Normas ambientais modelos e instrumentos de ajuda à decisão na gestão ambiental. Programas nacionais referentes à questão ambiental. Sistema Nacional do Meio Ambiente SISNAMA. Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA. Gestão Ambiental na Amazônia.

• PGCASA683- Conservação e Manejo dos Recursos Naturais
História da conservação. Manejo de espécies, ecossistemas e área de conservação, incluindo sinergias e conflitos entre elas. Manejo e conservação da biodiversidade terrestre e aquática. Mecanismos nacionais e internacionais para o manejo sustentável de recursos naturais. Desenvolvimento de planos de manejo nos diferentes setores, manejo de fauna silvestre, manejo de recursos hídricos, pesca, recursos energéticos e minerais. Aspectos institucionais da exploração de recursos naturais no Brasil. Estratégias de conservação em escala global e seus efeitos na biodiversidade. Estudos de caso de projetos de conservação e de uso sustentado dos recursos naturais.

• PGCASA684 - Políticas Nacionais de Meio Ambiente e seus instrumentosHistórico da Política Nacional de Meio Ambiente, definições e objetivos. Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA): estrutura e funcionamento, repartição de competências. Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) - constituição, normas de funcionamento, principais resoluções. Instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente: Padrões de Qualidade Ambiental segundo as resoluções CONAMA, Zoneamento Econômico- Ecológico (ZEE), Sistema Nacional de informações Ambientais (SINIMA), Avaliação de Impactos Ambientais e EIA-RIMA, Licenciamento Ambiental, Sistema Nacional de Unidades de Conservação, Lei de crimes ambientais, Cadastro Técnico Federal de atividades potencialmente poluidoras ou utilizadores de recursos naturais. Política Nacional de Recursos Hídricos e seus instrumentos. Política Nacional de Conservação da Biodiversidade. Política Nacional de Recursos Genéticos e Convenção da Diversidade Biológica. Política Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais. Convenção de Mudanças do Clima e o Pagamento de Serviços Ambientais.

• PGCASA685 - Valores e Ética Ambiental
Idéias filosóficas sobre as relações éticas com a Terra, e aplicações às questões ambientais e à política ambiental. Causas ideológicas da destruição ambiental (religião, ciência e tecnologia, crescimento econômico e progresso) e as respostas a elas na forma das diferentes filosofias ambientais tais como: Responsabilidade ambiental (Stewardship), Ética da terra (Land Ethic), Ecologia Profunda (Deep Ecology), Ecologia Social. Considerações éticas na tomada de decisão sobre questões ambientais. Discussão das atitudes pessoais versus organizacionais, valores culturais econômicos, históricos e científicos versos a política e questões internacionais e inter-geracionais.

• PGCASA686 - Economia Ambiental
Noções de Microeconomia: a escolha ótima, economia de mercado, incertezas, o excedente do consumidor, trocas e o bem-estar. Teoria e Instrumentos para uso na Economia Ambiental e dos Recursos Naturais: eficiência econômica e os mercados, intervenção governamental e fracasso do mercado, a macroeconomia do ambiente, a economia do aquecimento global. Recursos Renováveis e o Ambiente: pesca, florestas tropicais, biodiversidade e recursos hídricos, a economia do desmatamento na Amazônia. Tópicos Adicionais: agricultura e o ambiente, crescimento econômico e o ambiente nos países emergentes.

• PGCASA688 - Ecotoxicolologia e Avaliação de Riscos ambientais
Objetivos e definições. Problemas ecológicos básicos em ecotoxicologia. Destino e efeitos de poluentes no ambiente aquático e terrestre. Bioacumulação e biomagnificação. agrotóxicos e outros contaminantes ambientais. Testes e métodos de validação nos diferentes níveis de investigação. Testes em laboratório, testes de semi-campo e testes em campo. Efeitos agudos e crônicos. Bioindicadores. Avaliação de riscos, métodos e modelos.

• PGCASA689 - Sociologia Ambiental
Sociologia e ambiente. Perspectiva social da relação entre sociedades e recursos naturais. Definição social de recursos naturais. Conceito de coevolução, relação sociedade-natureza. História e desenvolvimento dos conceitos: relações sócio-ambientais, Metabolismo social, Expansionismo humano. Sociologia ambiental como campo de pesquisa. Compromisso social. Gênero e ambiente. Crenças, valores e instituições. Desigualdades sociais e influência da tecnologia, política e organização econômica. Movimentos socioambientais.

• PGCASA690 - Agricultura e Ambiente
A Agricultura como expressão do binômio homem-natureza. Agricultura e crise ambiental e social. Análise sócio-econômica e ambiental do desenvolvimento e da agricultura. Segurança alimentar e pobreza rural. Impactos Ambientais provocados pela agricultura. A Agroindústria e a “Revolução Verde". Agricultura familiar: características e importância regional; produção e reprodução. O aperfeiçoamento dos sistemas produtivos viabilizados pelo etno-conhecimento da agricultura tradicional. Introdução à agroecologia e à transição agroecológica.

• PGCASA691 • Métodos Quantitativos em Ciências Ambientais
Correlação e Regressão. Procedimentos para comparações múltiplas: teste de t-student, análise de variância, teste de Tukey, teste de Duncan. Experimentos fatoriais. Estatística avançada. Estatística multivariada. Redução de informação e agrupamento, Componentes, análise fatorial e análise de cluster. Discriminação, classificação e ordenamento, análise discriminante. Regressão multivariada, análise multivariada de variância, regressão logística.

• PGCASA692 - Tópicos Especiais em Ciências Ambientais 1


PGCASA693 e PGCASA694 - Tópicos Especiais em Ciências Ambientais 2 e 3
Disciplina sem ementa pré-estabelecida para que professores visitantes estrangeiros ou brasileiros possam ministrar disciplinas de interesse do Programa.
Av. Gen. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 6200 - Campus Universitário Bloco T Setor Sul - Coroado
CEP 69077-000 - Manaus/AM - Telefone - (92) 3305-1181 Ramal 4068 ou 4069