PROJETOS
(Clique no projeto desejado)
Projeto - 001 Projeto - 002 Projeto - 003 Projeto - 004 Projeto - 005 Projeto - 006 Projeto - 007 Projeto - 008 Projeto - 009 Projeto - 010
Projeto - 011 Projeto - 012 Projeto - 013 Projeto - 014 Projeto - 015 Projeto - 016 Projeto - 017 Projeto - 018 Projeto - 019 Projeto - 020
Projeto - 021 Projeto - 022 Projeto - 023 Projeto - 024 Projeto - 025 Projeto - 026 Projeto - 027 Projeto - 028 Projeto - 029 Projeto - 030
Projeto - 031 Projeto - 032 Projeto - 033 Projeto - 034 Projeto - 035 Projeto - 036 Projeto - 037 Projeto - 038 Projeto - 039 Projeto - 040
Projeto - 041 Projeto - 042 Projeto - 043 Projeto - 044 Projeto - 045 Projeto - 046        
DADOS DOS PROJETOS
PROJETO - 001
Participantes:
Eduardo da Silva Pinheiro (Docente)
                          Giselda Durigan (Participante Externo)
Financiadores: CNPq
Descrição: Verificou-se que as áreas invadidas por Pteridium na Estação Ecológica de Assis estão perdendo espaço para a vegetação do Cerrado. O objetivo deste projeto é caracterizar o processo de reversão da invasão com base na estrutura da comunidade e grupos funcionais das espécies que participam do processo. O estudo baseia-se em levantamentos fitossociológicos em áreas invadidas e não invadidas, com histórico de perturbações semelhante.
Duração:
Ano Início: 2008
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 002
Participantes:
Eduardo da Silva Pinheiro (Docente)
                          Giselda Durigan (Participante Externo)
Financiadores:
Descrição: O Cerrrado tem sido o bioma mais rapidamente destruido nas últimas décadas e pouco se sabe sobre técnicas para sua restauração. O objetivo deste projeto é gerar conhecimentos sobre a composição, a estrutura e os processos naturais de regeneração da vegetação nas áreas de domínio do cerrado e aplicá-los em experimentos visando à restauração dessa vegetação em áreas perturbadas. comprende os seguintes subprojetos: Sub-projeto 1. Caracterização estrutural e florística das diferentes fisionomias do cerrado. Sub-projeto 2. Dinâmica da comunidade em mata-galeria. Sub-projeto 3. Dinâmica da vegetação de cerrado em área protegida e em subosque de eucalipto. Sub-projeto 4. Avaliação da influência do pastoreio sobre os processos de regeneração natural do cerrado em área invadida por braquiária. Subprojeto 5. Regeneração natural e interceptação da chuva por diferentes modelos de plantio de restauração da mata ciliar em domínio de cerrado.
Duração:
Ano Início: 2006
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 003
Participantes:
Therezinha de Jesus Pinto Fraxe (Docente)
Financiadores:
Descrição: Identificar os principais problemas relacionados com o lixo na Comunidade Nossa Senhora de Fátima localizada na margem direita do rio Tarumã Mirim, na zona rural da cidade de Manaus, e capacitar estudantes da área para implementação de uma estratégia sistemática e contínua que proporcione a diminuição dos impactos dos problemas diagnósticados em relação ao lixo na comunidade. Serão desenvolvidas ações ecopedagógicas para a construção de um saber socioambiental que reúna o conhecimento acadêmico e o conhecimento popular e tradicional dos moradores do lugar. A reciclagem, como uma perspectiva de geração de renda e emprego e a melhoria das condições sanitárias visando uma melhor qualidade de vida e saúde para os moradores da comunidade são as principais motivações desta ação.
Duração:
Ano Início: 2009
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 004
Participantes:
Ivani Ferreira de Faria (Docente)
Financiadores: FAPEAM
Descrição: Desenvolver um programa de gestão territorial para as comunidades indígenas Fonte Boa, São Jorge, Inebo e Tumbira rio Curicuriari Terra Indígena Médio Rio Negro I, a partir do planejamento participativo e gestão do conhecimento articulando educação/ecoturismo/sustentabilidade. Com este projeto, pretende-se valorizar e afirmar o conhecimento tradicional das comunidades; criar mecanismos que garantam o consumo alimentar na escola e comunidades; aplicar os conhecimentos dentro das escolas de forma a garantir autonomia na produção do conhecimento; identificar as culturas agrícolas e extrativistas que possam ser co-associadas para tornar as comunidades sustentáveis e elaborar uma proposta de educação ambiental, patrimonial e para o ecoturismo. Será desenvolvido em parceria com a Associação Arko Iwi que compreende as comunidades citadas do rio Curicuriari, FUNAI/SGC, IBAMA/SGC, Escola Agrotécnica Federal de São Gabriel da Cachoeira e UFAM. O enfoque teórico da pesquisa é geográfico com método dialético, porém recorreremos, também, em função do objeto de estudo, a contribuições da antropologia e, sobretudo, no que diz respeito às discussões correlatas, como cultura, ecoturismo indígena. A base conceitual da pesquisa está centrada nos conceitos planejamento participativo, gestão do território, territorialidades, terra indígena, sustentabilidade. Tem como linha metodológica a pesquisa-ação, ou seja, investigação cientifica associada a uma práxis como resultado e também com procedimentos metodológicos da pesquisa convencional. Para seu desenvolvimento, trabalhamos com a pesquisa participante na realização da pesquisa de campo, essencial para alcançar os resultados e pesquisa de gabinete, utilizando fontes primárias e secundárias e aportes teóricos para análises dos dados.
Duração:
Ano Início: 2009
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 005
Participantes:
Andrea Viviana Waichman (Docente)
                          Paola Souto Campos (Discente)
Financiadores: FAPEAM
Descrição: O objetivo geral deste projeto é o desenvolvimento de um sistema inteligente de suporte à decisão para o manejo dos riscos associados ao uso de agrotóxicos em condições tropicais, promovendo o uso seguro destes produtos tanto pelos pequenos agricultores como pela agroindústria, de forma a promover uma agricultura de base mais sustentável na Amazônia. Para se alcançar este objetivo, o propósito deste projeto é construir um modelo de avaliação de risco do uso de agrotóxicos para o ambiente, incluindo os ecossistemas aquáticos, terrestre . Este modelo será utilizado para avaliar a contaminação potencial ou atual dentro das áreas agrícolas do Amazonas; subsidiar a formulação de normas e recomendações para o uso seguro (selecionando os agrotóxicos que apresentem menor risco para o ambiente e para a saúde) e permitir um manejo apropriado de riscos do uso de agrotóxicos na Amazônia.
Duração:
Ano Início: 2008
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 006
Participantes:
Andrea Viviana Waichman (Docente)
                          Eliana Aparecida do Nascimento Noda (Participante Externo)
                          Tatiana Schor (Docente)
                          Debora dos Anjos Gama (Discente)
                          Paola Souto Campos (Discente)
                          Eduardo Rios Villamizar (Participante Externo)
                          
Alberto Furtado Martins Júnior (Participante Externo)
Financiadores: CNPq, FAPEAM e CAPES - DS
Descrição: O objetivo deste projeto é elaborar e implantar um sistema de monitoramento e controle toxicológico no Estado do Amazonas, bem como um sistema de monitoramento e controle ambiental do uso de agrotóxicos em áreas de várzea do Estado do Amazonas que assegure o uso adequado, a produção ambientalmente correta e o baixo riso para a saúde do agricultor, suas famílias e os consumidores, a partir de bases diagnósticas do grau de contaminação humana e ambiental e dos fatores econômicos, sociais e ambientais que determinam as formas de uso dos agrotóxicos e de contaminação. A proposta realizará também, avaliação sócio-econômica junto aos agricultores com registro da estrutura familiar para identificação do conhecimento geral sobre as práticas adequadas e inadequadas no uso de agrotóxicos, bem como uma avaliação da compreensão dos pictogramas apresentados nas embalagens dos produtos utilizados, das formas de obtenção de informações sobre os produtos e sua aplicação, assim como o tempo que o agricultor vem utilizando agrotóxicos na sua lavoura. Estas informações servirão como subsídio para futura elaboração de um programa educacional. O projeto propõe, também, o diagnóstico e entendimento da problemática do uso dos recursos hídricos da bacia do Rio Purus po meio de uma abordagem integrada, envolvendo os sistemas hídricos.
Duração:
Ano Início: 2006
                 Situação: Concluído                                   
                                                      Voltar

PROJETO - 007
Participantes:
Alexandre Almir Ferreira Rivas (Docente)
Financiadores: CNPq
Descrição: Analisar através de um ou um conjunto de indicadores diferentes aspectos relativos aos impactos sobre a saúde (psicológica e sociológica) das populações na área de influência do empreendimento em foco, bem como as percepções sociais de risco associados ao referido empreendimento, a fim de que essas informações possam orientar políticas públicas e privadas.
Duração:
Ano Início: 2007
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 008
Participantes:
Alexandre Almir Ferreira Rivas (Docente)
                          James Randall Kahn (Participante Externo)
Financiadores: CAPES - Outros
Descrição: Programa de Consórcios em Educação Superior Brasil Estados Unidos CAPES / FIPSE.
Duração:
Ano Início: 2007
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 009
Participantes:
Andrea Viviana Waichman (Docente)
                          Henrique dos Santos Pereira (Docente)
                          Paola Souto Campos (Discente)
                          Melyse Amaralina da Silva Cordeiro (Discente)
                          Rita Mileni de Souza Lima (Discente)
                          Marcos Vinicius Bastos Garcia (Participante Externo)
Financiadores: CAPES - Outros
Descrição: A realização de uma Avaliação de Risco Humano e Ambiental (HERA) permitirá compreender os riscos ecológicos e humanos associados ao uso de agrotóxicos na Amazônia, e assim poder formular recomendações para o manejo de risco o uso seguro dos agrotóxicos, contribuindo para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável na região. A consolidação de uma base científica poderá ser utilizada na formulação de recomendações práticas para o uso adequando de agrotóxicos a serem incluídas nos processos e leis que regulam o registro de agrotóxicos. Porém, pouco é conhecido no destino dos agrotóxicos que entram nos ecossistemas amazônicos aquáticos e terrestres, e o efeito agudo e crônico desta contaminação nos organismos e ecossistemas amazônicos. O objetivo da avaliação de risco é fornecer suporte para a tomada de decisões estimando os riscos de efeitos adversos para a saúde humana e o ambiente de diversos fatores ambientais estressores. A Avaliação Integrada de Riscos Integrada é um método que combina o processo de calcular riscos para saúde humana, biota e recursos naturais na mesma avaliação e permite um processo mais efetivo de manejo de riscos humanos e proteção ambiental. Porém, um problema é a falta de modelos de avaliação de risco que podem ser aplicados em condições tropicais, uma vez que eles foram formulados para áreas temperadas..
Duração:
Ano Início: 2009
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 010
Participantes:
Alexandre Almir Ferreira Rivas (Docente)
                          Therezinha de Jesus Pinto Fraxe (Docente)
                          Carlos Edwar de Carvalho Freitas (Docente)
                          Ana Theodora Gonçalves Monteiro (Participante Externo)
Financiadores: CNPq
Descrição: Estimar valores de não-uso associados aos recursos naturais da área de estudo visando gerar um referencial econômico para esses recursos a fim de que sejam utilizados na gestão ambiental ao longo do Rio Solimões-Amazonas.
Duração:
Ano Início: 2006
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 011
Participantes:
Alexandre Almir Ferreira Rivas (Docente)
                          Henrique dos Santos Pereira (Docente)
                          Raniere Garcez Costa Sousa (Discente)
                          Carlos Edwar de Carvalho Freitas (Docente)
                          James Randall Kahn (Participante Externo)
Financiadores: CNPq
Descrição: A exploração de recursos pesqueiros na Bacia Amazônica é uma atividade tradicional e a pressão sobre os estoques naturais variou de intensidade ao longo do tempo. Nessa região, o predomínio de procedimentos artesanais de captura e detecção de cardumes se reflete na variedade de apetrechos e estratégias de pesca. Ao mesmo tempo, fatores ambientais e mercadológicos propiciam oferta e demanda para uma elevada diversidade de espécies, incomum em pescarias comerciais. Todavia, um fator adicional de complexidade na pesca dessa região são os diferentes tipos de usuários dos recursos pesqueiros, com diferentes estratégias de pesca e diferentes comportamentos frente aos recursos e ao ambiente. Dessa forma, a pesca na Amazônia representa tanto um problema como uma oportunidade, pois os recursos pesqueiros são altamente produtivos e renováveis. Dessa forma, se os mesmos forem manejados de forma racional, favorecerá tanto o desenvolvimento da várzea, quanto a manutenção do recurso. Dessa forma, o objetivo dessa proposta é consolidar as informações biológicas, sociais e econômicas para a construção de políticas públicas de gerenciamento dos recursos pesqueiros amazônicos.
Duração:
Ano Início: 2006
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 012
Participantes:
Alexandre Almir Ferreira Rivas (Docente)
                          Henrique dos Santos Pereira (Docente)
                          Therezinha de Jesus Pinto Fraxe (Docente)
                          Antonio Carlos Witkoski (Docente)
                          Laercio Furtado Ferreira Junior (Discente)
                          Michelle Andreza Pedroza da Silva (Discente)
                          
Maria Cristina Ribeiro de Oliveira (Discente)
                          Jozane Lima Santiago (Participante Externo)
                          João Bosco Ladislau de Andrade (Participante Externo)
Financiadores: FAPEAM e PCE
Descrição: O projeto tem como objetivos: Caracterizar a cadeia produtiva de embalagens de papelão reciclado no Pólo Industrial de Manaus (PIM).Avaliar os aspectos sociais e econômicos da cadeia produtiva de embalagens de papelão reciclado. Avaliar os aspectos ambientais da cadeia produtiva de embalagens de papelão reciclado. Identificar a sustentabilidade social da cadeia produtiva de embalagens de papelão reciclado. Identificar as formas de seqüestro de carbono da cadeia produtiva de embalagens de papelão reciclado.
Duração:
Ano Início: 2009
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 013
Participantes:
George Henrique Rebêlo (Docente)
                          Marinete Barroso Martins (Discente)
                          Francivane Fernandes da Silva (Participante Externo)
Financiadores: CNPq e FAPEAM
Descrição: Nos últimos anos com o aumento da demanda pela exportação de pescado pelos países da fronteira Colômbia e Peru, as terras indígenas mais próximas a Letícia na Colômbia e Tabatinga no Brasil sofreram um grande impacto com a pesca executada por pescadores brasileiros, mas financiados por empresas colombianas. Provocando escassez dos recursos pesqueiros e atingindo diretamente os povos Ticunas das Terras Indígenas Éware I e II (TIE I e II). O objetivo principal foi gerar subsídios para o estabelecimento de diretrizes de políticas pesqueiras, avaliando a viabilidade para elaboração de um plano de manejo local. Por sugestão dos assessores indígenas da Fundação Estadual dos Povos Indígenas (FEPI), órgão do governo estadual, parceiro no projeto, o foco do estudo deveria ser sobre três comunidades Ticuna: Monte Sinai, Campo Alegre e Vendaval no município de São Paulo de Olivença. Em maio de 2005 foi obtido o consentimento das lideranças locais ao projeto, em uma reunião realizada em Benjamin Constant.
Duração:
Ano Início: 2005
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 014
Participantes:
Alexandre Almir Ferreira Rivas (Docente)
                          Therezinha de Jesus Pinto Fraxe (Docente)
                          Neliton Marques da Silva (Docente)
                          Antonio Carlos Witkoski (Docente)
                          Carlos Edwar de Carvalho Freitas (Docente)
                          
Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves (Docente)
                          Elane Bivar de Souza (Participante Externo)
                          James Randall Kahn (Participante Externo)
Financiadores: PETROBRAS
Descrição: Esta é a terceira etapa do Projeto PIATAM que consiste de um projeto multidisciplinar, com o objetivo de avaliar impactos potenciais na exploração e transporte de gás natural e petróleo na Amazônia. A Universidade Federal do Amazonas - UFAM, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, a Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, a Fundação Centro de Análise de Pesquisas Industriais - FUCAPI e o Centro de Pesquisas da Petrobrás - CENPES, além da participação de pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais, vêm desenvolvendo o projeto PIATAM que tem como objetivo monitorar as atividades da indústria do petróleo no estado do Amazonas. Uma das ações prioritárias do projeto é a manutenção de um diagnóstico sócio-econômico-ambiental da área potencialmente impactável pela exploração, transporte e processamento de gás natural e petróleo. A inexistência destes diagnósticos constituiu um aspecto crítico e, infelizmente, rotineiro quando da ocorrência de acidentes ambientais e quando da necessidade de estudos de avaliação de impactos ambientais, que acabam sendo feitos com base em dados secundários com forte defasagem espacial e temporal ou com dados primários, mas pontuais. A área de abrangência do projeto compreende o trecho médio e inferior do rio Solimões, desde o município de Coari até a confluência entre os rios Solimões e Negro, com nove estações de amostragem. O diagnóstico ambiental permanente, gerado pelo PIATAM, engloba temas diversos como recursos hídricos, solos, flora, fauna, sócio-economia, antropologia e arqueologia que são incorporados através de diversas metodologias, dentre as quais destaca-se o uso intensivo de ferramentas de sensoriamento remoto.
Duração:
Ano Início: 2004
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 015
Participantes:
Hiroshi Noda (Docente)
                          Sandra do Nascimento Noda (Docente)
                          Luiz Augusto Gomes de Souza (Docente)
                          Antonia Ivanilce Castro da Silva (Discente)
                          Carolini Guedes Barros da Silveira (Participante Externo)
Financiadores: CNPq e FAPEAM
Descrição: Projeto de pesquisa para estudo sobre o uso econômico da biodiversidade e melhoramento genético de plantas e conservação "in situ" de recursos genéticos de hortícolas nos sistemas agroflorestais de agricultores tradicionais. A proposta estuda, também as condições ambientais e os sistemas antropogênicos existentes nas áreas de agricultura familiar, as políticas públicas e suas influências na bio-sociodiversidade. Execução de trabalhos em 08 localidades rurais de organização comunitária por meio de oficinas para organização de núcleos de agricultores-pesquisadores e de associações de produtores rurais, e a identificação de oportunidades para melhoria da inserção no mercado e ocorrência de processos de desenvolvimento e sustentabilidade na região do Alto Rio Solimões na Fronteira do Brasil com o Peru e a Colômbia, nos municípios amazonenses de Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Tabatinga e São Paulo de Olivença.
Convenio Brasil-França (MCT/CNPq/INPA/)
Duração:
Ano Início: 2004
                 Situação: Concluído                                                                                         Voltar

PROJETO - 016
Participantes:
Alexandre Almir Ferreira Rivas (Docente)
                          James Randall Kahn (Participante Externo)
Financiadores: CNPq
Descrição: Estimar a disposição a pagar por melhorias ambientais por usuários do Rio Tarumã, especialmente os que o utilizam para lazer e veraneio. Isso será feito por meio de metodologias de valoração econômica do ambiente. Será feito também o mapeamento dos usuários por categorias de uso e distribuição espacialEstimar a disposição a pagar por melhorias ambientais por usuários do Rio Tarumã, especialmente os que o utilizam para lazer e veraneio. Isso será feito por meio de metodologias de valoração econômica do ambiente. Será feito também o mapeamento dos usuários por categorias de uso e distribuição espacial.
Duração:
Ano Início: 2009
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 017
Participantes:
Leandro Luiz Giatti (Docente)
                          Natasha Lima da Silva Neves (Participante Externo)
                          Giselle Nayara de Moraes Saraiva (Participante Externo)
Financiadores: FAPEAM
Descrição: O bairro de Novo Israel na zona norte da cidade de Manaus AM se constituiu sobre o antigo depósito de resíduos sólidos da cidade, que teve encerrada suas atividades no ano de 1986 e não contava com critérios sanitários como impermeabilização de solo. A situação sanitária local é preocupante, tendo em vista seu histórico e a inexistência de rede pública de distribuição de água tratada, onde moradores contam apenas com água proveniente de soluções alternativas, como poços. O objetivo deste estudo é estudar aspectos socioambientais, de saúde e de abastecimento de água para fomentar e executar um processo de Promoção da Saúde no referido bairro. A metodologia envolve: aplicação de entrevistas em domicílios na área de estudo; pesquisa bibliográfica e institucional de indicadores de qualidade da água consumida pela população; composição de um sistema de informações geográficas; e, finalmente, atividades de Promoção da Saúde a serem realizadas em estabelecimento público de ensino no bairro estudado.
Duração:
Ano Início: 2007
                 Situação: Concluído                                                                                         Voltar

PROJETO - 018
Participantes:
Leandro Luiz Giatti (Docente)
                          Carlos Machado de Freitas (Participante Externo)
Financiadores: FIOCRUZ
Descrição: A urbanização da população é uma tendência mundial e as atividades socioeconômicas nestas áreas resultam em alterações que afetam o meio ambiente e o bem-estar humano para além de seus territórios, conectando áreas urbanas com não-urbanas, constituindo cidades-regiões. O objetivo deste projeto é, em perspectiva ecossistêmica, reunir um conjunto de informações sobre a cidade de Manaus (AM), considerando aspectos da inserção desta capital na Amazônia Legal, de modo a indicar condições e tendências da sustentabilidade ambiental e do bem-estar, quais são as mudanças plausíveis e os cenários futuros, bem como o que pode ser feito, através de um conjunto de políticas ou medidas intervenções legais, econômicas, financeiras, institucionais, sociais ou cognitivas para que as transformações futuras representem maior sustentabilidade ambiental e melhoria do bem-estar da população. A primeira etapa deste projeto tratará das condições e tendências através do desenvolvimento de um conjunto de indicadores sociais, econômicos, ambientais e de saúde. A segunda etapa tratará dos cenários futuros e respostas, envolvendo a apresentação e discussão de indicadores com gestores municipais nas áreas sociais, econômicas, ambientais e de saúde, bem como entrevistas e grupos focais.
Duração:
Ano Início: 2008
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 019
Participantes:
Ronis da Silveira (Docente)
                          Washington Carlos da Silva Mendonca (Discente)
                          Daniel Praia Portela de Aguiar (Participante Externo)
                          José Fernando Marques Barcellos (Participante Externo)
                          Marcela dos Santos Magalhães (Participante Externo)
                          Michele Marques de Souza (Participante Externo)
                          Maria Lúcia Góes de Araújo (Participante Externo)
                          Silas Nery de Oliveira (Participante Externo)
                          Shamila Évelen Magalhães da Silva (Participante Externo)
Financiadores: FAPEAM
Descrição: No Estado do Amazonas ocorrem as quatro espécies de crocodilianos amazônicos. O jacaré-coroa (Paleosuchus trigonatus) e o jacaré-paguá (P. palpebrosus) não possuem valor comercial e raramente são utilizadas na alimentação de subsistência. Em contrapartida, o jacaré-açu (Melanosuchus niger) e o jacaré-tinga (Caiman crocodilus) possuem um longo histórico de exploração econômica. Até os anos de 1970s, a caça de jacarés na natureza era legal. Entre 1950 e 1965, um total de 7,5 milhões de peles foi exportado apenas do Estado do Amazonas. A situação legal dos jacarés amazônicos mudou muito na última década do Brasil. Atualmente, espécie alguma desse grupo é considerada ameaçada de extinção em nível nacional ou internacional, sendo também permitido o comércio de seus subprodutos. A promulgação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) viabilizou o manejo sustentável de jacarés na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) e na Reserva Extrativista (RESEX). Recentemente, o IBAMA/DF, a SDS e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) iniciaram um programa experimental de abate e comercialização de jacarés na RDS Mamirauá. Paradoxalmente, o nosso conhecimento científico sobre os jacarés amazônicos não progrediu tão robustamente como a legislação o fez. O saber científico sobre estas espécies limita-se a estudos pontuais de longo prazo realizados basicamente em Unidades de Conservação federais e estaduais no Amazonas. Não existem estudos sobre estas espécies em áreas não protegidas oficialmente.
Duração:
Ano Início: 2009
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 020
Participantes:
José Aldemir de Oliveira (Docente)
                          Tatiana Schor (Docente)
Financiadores: CNPq e FAPEAM
Descrição: Programa de infra-estrutura para Jovens Pesquisadores, FAPEAM/CNPq. OBJETIVOS GERAL: Implementar um sistema de informações da caracterização dos núcleos urbanos localizados ao longo da calha dos rios Solimões e Amazonas, contendo as informações geradas pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos das Cidades na Amazônia Brasileira (NEPECAB), vinculado ao Departamento de Geografia-UFAM. ESPECÍFICOS: 1. Criar um banco de dados digital contendo as informações georreferenciadas acerca das cidades localizadas ao longo da calha dos Rios Solimões e Amazonas. 2. Criar um servidor de mapas digitalizados contendo as informações e imagens das cidades localizadas ao longo da calha dos Rios Solimões e Amazonas. 3. Criar um banco de dado específico para a cidade de Manaus contendo dados e imagens que caracterizem a dinâmica urbana. 4. Implantar um gerenciador de bancos de dados integrado com acesso via Intranet do NEPECAB. 5. Criar, atualizar e manter um sítio na home-page do NEPECAB com as informações, dados, mapas, imagens e textos sobre as cidades localizadas ao longo da calha dos Rios Solimões-Amazonas, sistematizados pelo gerenciador do próprio Núcleo, disponível para instituições públicas de ensino e pesquisa, instituições privadas de ensino e pesquisa, órgão públicos de planejamento e gestão urbana e a sociedade civil organizada. 6. Formar recursos humanos capacitados em pesquisar e atuar nas questões urbanas na Amazônia e gerenciar bancos de dados e imagens sobre o assunto. METAS: 1. Sistematizar as informações coletadas em fontes secundárias, tais como os micro-dados do IBGE e os dados das agências regionais de agricultura, digitalizá-las e inseri-las em um banco de dados integrado. 2. Elaborar um sistema de informação para o curto prazo e criar um arcabouço para o desenvolvimento de um sistema maior que permita o desenvolvimento de um repertório de longo prazo. 3. Sistematizar e digitalizar imagens históricas e contemporâneas das cidades localizadas ao longo.
Duração:
Ano Início: 2007
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 021
Participantes:
Henrique dos Santos Pereira (Docente)
                          Ignacio Oliete (Participante Externo)
                          Victor Py-Daniel (Participante Externo)
Financiadores: FAPEAM
Descrição: Edital N. 015/2006 CNPq/FAPEAM/MCT-INFRA - O extrativismo de fibra de piaçaba permanece no médio rio Negro como importante atividade econômica para as famílias da cidade e das comunidades do interior. A carência de dados e de sistematização do conhecimento atual relativos à socioeconomia da atividade e de dados biológicos da espécie não tem ajudado na avaliação objetiva das relações comerciais pelo aviamento no contexto geográfico e histórico em que se dá a exploração do recurso. Neste contexto se propõe a caracterização da atividade extrativista no contexto histórico, social, cultural, econômico e ambiental em que se insere, comparando as formas de exploração do recurso entre as diferentes estratégias de uso e visando avaliar o impacto ao nível de indivíduo, população e ambiente.
Duração:
Ano Início: 2007
                 Situação: Concluído                                                                                         Voltar

PROJETO - 022
Participantes:
José Aldemir de Oliveira (Docente)
                          Tatiana Schor (Docente)
Financiadores: CNPq
Descrição: Caracterizar os impactos do Pólo Industrial de Manaus, nas cidades de Manaus e Boa Vista, na configuração da rede urbana e na transformação do uso da terra ao longo da BR-174 e BR-401.
Duração:
Ano Início: 2009
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 023
Participantes:
Ronis da Silveira (Docente)
                          Washington Carlos da Silva Mendonca (Discente)
                          Artur Bicelli Coimbra (Discente)
                          Adriana Kulaif Terra (Participante Externo)
Financiadores: CNPq
Descrição: Projeto de pesquisa que visa estabelecer as bases técnicas e científicas para a implantação da cadeia produtiva de quelônios e jacarés na Amazônia brasileira.
Duração:
Ano Início: 2007
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 024
Participantes:
Eduardo da Silva Pinheiro (Docente)
Financiadores: CNPq
Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido na cidade de Manaus/AM com objetivo realizar um diagnóstico ambiental, estudar a diversidade da vegetação de uma unidade de conservação, bem como sua função para o estoque de carbono. Ainda analisar a vulnerabilidade da área às ações antrópicas. Finalmente, avaliar áreas favoráveis para estabelecer corredores ecológicos e interligar os fragmentos florestais da cidade. Para o desenvolvimento da pesquisa serão aplicados métodos e técnicas com enfoque da ecologia da paisagem.
Duração:
Ano Início: 2008
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 025
Participantes:
Hiroshi Noda (Docente)
                          Sandra do Nascimento Noda (Docente)
                          Luiz Augusto Gomes de Souza (Docente)
                          Fernando Carlos Ribeiro Guimaraes (Discente)
                          Ana Ligia de Queiroz Limeira e Silva (Discente)
                          Alexsandra de Souza Santiago (Discente)

                          Lúcia helena Pinheiro Martins (Participante Externo)
                          Ayrton Luiz Urizzi Martins (Participante Externo)
                          Marcos Vinicius Bastos Garcia (Participante Externo)
                          Marco Antonio de Freitas Mendonça (Participante Externo)
                          Jucélia Oliveira Vidal (Participante Externo)
Financiadores: FINEP e FAPEAM
Descrição: O projeto é uma parceria entre o INPA, a EMBRAPA e a UFAM e objetiva estudar as formas e os processos socioeconomicos de conservação e melhoramento in situ dos recursos genéticos vegetais de agricultores familiares de Manaus e municípios arredores, vissndo subsídios para políticas públicas e a sustentabilidade regional.
Duração: Ano Início: 2007
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 026
Participantes:
Hiroshi Noda (Docente)
                          Neliton Marques da Silva (Docente)
                          Henrique dos Santos Pereira (Docente)
                          Sandra do Nascimento Noda (Docente)
                          Jeu Linhares Bentes Junior (Discente)
                          Jose Maria de Alvarenga (Discente)
                          Marisa Cristina Sanches Vasques Rodrigues (Participante Externo)
Financiadores: CNPq, BANCO MUNDIAL e FAPEAM
Descrição: Estudo interdisciplinar da biodiversidade do solo e da vegetação para identificação e manejo da cobertura vegetal de maneira a ocorrer o desenvolvimento de práticas de conservação e recuperação de áreas de agricultores familiares e pecuaristas na região do alto Solimões. O projeto está iniciando a sua segunda fase com atividades de experimentação junto aos agricultores familiares nas áreas de atuação no município de Benjamin Constant, AM. Brasil. A proposta utiliza o método comparativo entre estudos de caso nos paises de Uganda, México, Brasil (Alto Solimões), Costa do Marfim, Indonésia, Índia e Quênia e será efetivada até o final de 2010.
Duração:
Ano Início: 2004
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 027
Participantes:
Hiroshi Noda (Docente)
                          Sandra do Nascimento Noda (Docente)
                          Antonia Ivanilce Castro da Silva (Discente)
                          Dirceu da Silva Dácio (Discente)
Financiadores:
Descrição: Capacitação e Transferência de Tecnologias em Sistema de Produção para Etnoconservação de Plantas de Múltiplo Uso por Agricultura Familiar nos Municipios de Manaus e Arredores.
Duração:
Ano Início: 2008
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 028
Participantes:
Neliton Marques da Silva (Docente)
                          Henrique dos Santos Pereira (Docente)
                          Maria Inês Gasparetto Higuchi (Docente)
                          Therezinha de Jesus Pinto Fraxe (Docente)
                          Antonio Carlos Witkoski (Docente)
                          Michelle Andreza Pedroza da Silva (Discente)
Financiadores: CNPq
Descrição: Divulgar e popularizar o trabalho científico e tecnológico na esfera do saber tradicional e acadêmico em comunidades ribeirinhas, instituições de ensino, pesquisa e extensão no Estado do Amazonas. Elaborar material impresso para divulgação de trabalhos científicos e tecnológicos realizados pelo Núcleo de Socioeconomia da Universidade Federal do Amazonas - NUSEC/UFAM, que desenvolve suas atividades de pesquisa, ensino e extensão desde 2002 com uma equipe multidisciplinar (pesquisadores das áreas de Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Agronomia, Ciências Sociais, Administração, entre outros). As ações a serem desenvolvidas serão elaboração de livros para a divulgação dos resultados das pesquisas e ações no meio acadêmico e confecção de cartilhas para a divulgação científica e tecnológica entre as comunidades ribeirinhas que participam ativamente das pesquisas, seja na participação das reuniões com as comunidades, formações e cursos oferecidos nas comunidades, ou ainda o envolvimento de alunos secundaristas residentes nas comunidades em Projetos de Iniciação Científica Jr, com bolsas financiadas pela FAPEAM. Criação de website para divulgação e diálogo com outros núcleos de pesquisa do estado e do país e realização do "I Seminário de Ciência e Tecnologia: um encontro de saberes no Amazonas" com o intuito de estreitar os laços entre os pesquisadores envolidos em pesquisas e ações neste sentido.
Duração:
Ano Início: 2008
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 029
Participantes:
Paulo Maurício Lima de Alencastro Graças (Docente)
Financiadores: CNPq
Descrição: Os métodos automatizados atuais para detecção da exploração seletiva de madeira, tais como aqueles desenvolvidos por Asner et al.(2005) e Souza Jr. et al. (2005), são complexos e necessitam de pessoal com alta qualificação profissional que possam interpretar as imagens e fazer os pré-processamentos relacionados às correções radiométrica e atmosférica. Interferências atmosféricas e problemas na calibração de sensores ópticos são os principais obstáculos para a detecção. Vários métodos tem se desenvolvido para minimizar os efeitos da interferência atmosférica e de calibração em imagens ópticas (Markham e Baker, 1987; Chavez, 1996; Vermote et al. 1997, Lu et al. 2002). No entanto, em geral, esses métodos requerem um esforço operacional significativo na etapa de pré-processamento. A relevância científica da metodologia proposta neste estudo é o uso de imagens sem nenhum tipo de calibração radiométrica e correção atmosférica a partir da articulação das técnicas de Rotação Radiométrica Controlada por Eixo de Não-mundança (RCNA) desenvolvida por Maldonado et al. (2007a), Modelo Linear de Mistura Espectral (MLME) (Shimabukuro e Smith, 1991) e um modelo de detecção probabilístico (Graça, 2004). A utilização desta metodologia, capaz de suprimir a necessidade de correções radiométrica e atmosférica, permite diminuir o tempo de processamento e facilitar a operacionalidade do sistema de detecção. A metodologia a ser adotada possibilitará, também, a utilização de imagens de baixo custo e de fácil acesso ao usuário, disponibilizadas pelos Satélites Sino-brasileiros CBERS (OBT/INPE, 2005). Imagens CBERS tem se mostrado uma ferramenta potencial para o monitoramento da do uso e cobertura do solo na Amazônia (Santos et al. 2005).
Duração:
Ano Início: 2007
                 Situação: Concluído                                                                                         Voltar

PROJETO - 030
Participantes:
Henrique dos Santos Pereira (Docente)
                          Therezinha de Jesus Pinto Fraxe (Docente)
                          Antonio Carlos Witkoski (Docente)
                          Carlos Augusto Rodrigues do Nascimento (Discente)
                          Michelle Andreza Pedroza da Silva (Discente)
                          Jozane Lima Santiago (Participante Externo)
Financiadores: CNPq, PETROBRAS e FAPEAM
Descrição: Este projeto contempla estratégias e ações que visam contribuir para a melhoria da qualidade de vida de famílias ribeirinhas, através do desenvolvimento sustentável integrado de nove comunidades rurais: Santa Luzia do Baixio, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Nazaré, Bom Jesus, Matrinxã, Santo Antonio, Lauro Sodré, Santa Luzia do Buiuçuzinho e Esperança II. Suas linhas de ações propiciam o fortalecimento da organização e da consciência sociopolítica e o estímulo a alternativas produtivas sustentáveis, contribuindo para a geração de emprego, renda, e melhor qualidade de vida. A orientação metodológica do projeto está calcada em princípios e procedimentos participativos, que serão adotados num processo sistemático e contínuo, orientado por diagnóstico, monitoramento e avaliação, visando o acompanhamento das alterações causadas pela implementação de uma atividade ao longo de um certo período, em geral, usando indicadores preestabelecidos ou questões periodicamente retomadas, considerando sempre as especificidades locais. As propostas foram elaboradas a partir das demandas identificadas em vários estudos realizados pela Universidade Federal do Amazonas, através de diagnósticos socioeconômicos, e abrangem as mazelas predominantes como fome, miséria, e falta de renda. Neste sentido, este projeto propõe-se a estimular alternativas capazes de suprimir ou mitigar estas mazelas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das famílias locais, através da implementação de quatro subprojetos: (1) Produção e processamento de malva, (2) Horta comunitária, (3) Fruticultura e (4) Formação de lideranças e fortalecimento da organização sociopolítica comunitária. As atividades previstas para a execução dos quatro subprojetos contemplam palestras, oficinas, cursos e minicursos de capacitação e assessoria técnica.
Duração:
Ano Início: 2006
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 031
Participantes:
Elenise Faria Scherer (Docente)
                          Marilene Corrêa da Silva Freitas (Docente)
                          José Aldemir de Oliveira (Docente)
                          Evelyne Marie Therese Mainbourg (Docente)
                          Maria Inês Gasparetto Higuchi (Docente)
                          Tatiana Schor (Docente)
                          Igor Jose Theodorovitz (Discente)
                          Paulo Rogerio de Oliveira Carvalho (Discente)
                          Carlos Augusto Rodrigues do Nascimento (Discente)
                          Kelso Wesley Souza Da Silva (Discente)
                          Sonia Maria Lemos (Discente)
                          Carlos Henrique Ferreira Santos (Discente)
                          Alexandre Donato da Silva (Discente)
                          Helen de Souza Oliveira (Participante Externo)
Financiadores: CNPq, FAPEAM e CAPES - DS
Descrição: Este projeto constitui uma pesquisa científica inovadora por, pela primeira vez, introduzir como objeto central de análise as relações das cidades da Amazônia no contexto da globalização. O mérito do projeto está em estudar as cidades como base de uma estratégia de desenvolvimento regional da Amazônia sem destruir a natureza, e em sintonia com os processos em curso no planeta. Sua originalidade reside em investigar um tema negligenciado, ou focalizado apenas como um processo negativo, apesar de 70% da população amazônica estarem concentrados em cidades. Conceitos e metodologias inovadores, e subsídios ao planejamento urbano e regional atribuem-lhe relevância para o desenvolvimento científico no país. As metodologias aplicadas seguem algumas que estão sendo desenvolvidas para o estudo de cidades de outras regiões do globo tendo sido adequadas à realidade regional, graças à larga experiência da coordenação em pesquisas urbanas realizadas na Amazônia a partir dos anos 1970, e seu conhecimento igualmente amplo sobre a região. O objetivo central do projeto é encontrar uma nova proposição científica que ampare o desenvolvimento da Amazônia. As atividades são coerentes com o prazo e os recursos previstos, atendendo a três subprojetos. A meta principal é transformar cidades locais em cidades dinâmicas. Não se pode emitir um parecer sobre as cidades sem exemplos diversos de tão extensa região, o que demanda uma equipe numerosa e experiente, que trabalhará no limite do orçamento.
Duração:
Ano Início: 2000
                 Situação: Concluído                                                                                         Voltar

PROJETO - 032
Participantes:
Maria Inês Gasparetto Higuchi (Docente)
                          Maria Alice D´Avila Becker (Participante Externo)
Financiadores: FAPEAM
Descrição: Avaliação dos impactos do programa de educação Ambiental desenvolvido pelo INPA "Pequenos Guias do Bosque da Ciência", em andamento desde 1994. Os sujeitos são os adolescentes e jovens participantes, os pais, os professores e educadores.
Duração:
Ano Início: 2009
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 033
Participantes:
Neliton Marques da Silva (Docente)
                          Evandro Konrad Hoffmann (Discente)
                          Marcia Reis Pena (Participante Externo)
                          Jéssica Ferreira Barroncas (Participante Externo)
                          Geraldo José Nascimento de Vasconcelos (Participante Externo)
                          Manoel Guedes Correia Gondim Junior (Participante Externo)
                          Kedma de Lima Pereira (Participante Externo)
                          Francisco Clóvis da Silva (Participante Externo)
Financiadores:
Descrição: Culturas do mamão, Carica papaya, e maracujá, Passiflora edulis f. flavicarpa, estão entre as principais fruteiras cultivadas na região de Manaus. Grande parte desta produção vem do Município de Iranduba, que tem se destacado como o principal pólo agrícola regional. Estes frutos são importantes fontes de renda para os agricultores, pois têm uma grande procura no mercado, sendo usados na elaboração de sucos, sorvetes, doces, etc. Diversos ácaros fitófagos são freqüentemente encontrados sobre folhas daquelas culturas. Na região de Manaus Tetranychus mexicanus (Acari: Tetranychidae) tem sido encontrada com maior freqüência e abundância em mamoeiro e maracujazeiro, ocasionando danos a estas cultuas. De forma geral, esta espécie forma colônias na face abaxial das folhas, que passam a apresentar manchas esbranquiçadas ou prateadas, devido ao dano causado pelo ácaro ao alimentarem-se. Posteriormente, estes danos promovem o secamento e a queda prematura das folhas. Apesar do potencial de T. mexicanus em atuar como praga em mamoeiro e maracujazeiro, não há registros de estudos biológicos deste ácaro nestes hospedeiros, bem como dos possíveis inimigos naturais que podem ser encontrados associados a T. mexicanus em mamoeiro e maracujazeiro. Estudos biológicos fornecem informações de grande valor para melhor compreensão da dinâmica populacional da praga como: duração das fases, mortalidade natural e potencial reprodutivo, que são de fundamental importância na elaboração de estratégias que podem ser adotadas para o controle da praga. O conhecimento das espécies de inimigos naturais de T. mexicanus nas culturas em estudo também oferece informações importantes para a elaboração de programas de controle biológico desta praga. Assim, o objetivo do projeto é avaliar a biodiversidade de ácaros predadores associados a T. mexicanus na região amazônica, bem como estudar a bioecologia desta praga e de seus potencias predadores em mamoeiro e maracujazeiro.
Duração:
Ano Início: 2009
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 034
Participantes:
Neliton Marques da Silva (Docente)
                          Marcia Reis Pena (Participante Externo)
                          Geraldo José Nascimento de Vasconcelos (Participante Externo)
                          Beatriz Ronchi Teles (Participante Externo)
Financiadores: CAPES - Outros
Descrição: Consolidar o Grupo de pesquisa em Entomologia Agroflorestal no âmbito da estrutura acadêmica e científica do PPGASA/UFAM de modo a desenvolver as potencialidades do corpo acadêmico. PROCAD com ESALQ USP.
Duração:
Ano Início: 2006
                 Situação: Concluído                                                                                         Voltar

PROJETO - 035
Participantes:
Eduardo da Silva Pinheiro (Docente)
Financiadores: CNPq
Descrição: Os impactos das diversas atividades (extração de madeira, mineração e agropecuária) sobre a floresta geram a destruição da biodiversidade, a degradação dos solos e possíveis alterações climáticas. Os objetivos deste projeto de pesquisa são analisar e compreender as relações existentes entre a alteração no uso e cobertura da terra e os padrões de precipitação sobre o Sul do estado do Amazonas (Lábrea, Boca do Acre, Canutama e Humaitá); analisar a dinâmica espaço-temporal do processo de desflorestamento nos municípios.
Duração:
Ano Início: 2009
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 036
Participantes:
José Aldemir de Oliveira (Docente)
                          Tatiana Schor (Docente)
                          Lady Mariana Siqueira Pinheiro (Participante Externo)
Financiadores: CNPq
Descrição: Este projeto tem como objetivo geral compreender a dinâmica da implantação e execução do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus financiado pelo BID em fase de execução na cidade de Manaus bem como identificar, caracterizar e analisar os impactos socioambientais decorrentes da implantação do programa.
Duração:
Ano Início: 2007
                 Situação: Concluído                                                                                         Voltar

PROJETO - 037
Participantes:
Elenise Faria Scherer (Docente)
                          Luiz Henrique da Silva Santana (Participante Externo)
Financiadores: CNPq
Descrição: Pesquisa as formas de trabalho precário dos carregadores e transportadores de bagagens nos portos de Manaus, Parintins, Manacapuru e Itacoatiara.
Duração:
Ano Início: 2008
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 038
Participantes:
Andrea Viviana Waichman (Docente)
                          Hiroshi Noda (Docente)
                          José Aldemir de Oliveira (Docente)
                          Sandra do Nascimento Noda (Docente)
                          Tatiana Schor (Docente)
                          Eliana Aparecida do Nascimento Noda (Participante Externo)
                          Lúcia helena Pinheiro Martins (Participante Externo)
                          Ayrton Luiz Urizzi Martins (Participante Externo)
                          Marco Antonio de Freitas Mendonça (Participante Externo)
                          Maria Silvesnizia da Silva Paiva (Participante Externo)
                          Jorge Emídio C. Soares (Participante Externo)
                          Manoel de Freitas Mendonça Neto (Participante Externo)
                          Cezar Teixeira Honorato (Participante Externo)
Financiadores: FINEP e FAPEAM
Descrição: Interiorizar a pesquisa criando e estruturando um sistema integrado de núcleos locais de investigação multitemática para atuar junto a agricultura familiar em Manaus e municípios arredores.
Duração:
Ano Início: 2007
                 Situação: Concluído                                                                                         Voltar

PROJETO - 039
Participantes:
Alexandre Almir Ferreira Rivas (Docente)
                          Neliton Marques da Silva (Docente)
                          Henrique dos Santos Pereira (Docente)
                          Therezinha de Jesus Pinto Fraxe (Docente)
                          Antonio Carlos Witkoski (Docente)
                          Carlos Edwar de Carvalho Freitas (Docente)
                          Frandiney dos Reis Feijao (Discente)
                          Antônio José Inhamuns (Participante Externo)
Financiadores: FINEP
Descrição: É um projeto socioamental de pesquisas e desenvolvimento com atuação no trecho entre as cidades de Coari e Manaus-AM, trecho de aproxidamente 370 km.
Duração:
Ano Início: 2007
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 040
Participantes:
Luiz Augusto Gomes de Souza (Docente)
                          Acácia Lima Neves (Participante Externo)
                          Adelaide Morais da Mota (Participante Externo)
                          Marta Iria da Costa Ayres (Participante Externo)
Financiadores: FAPEAM
Descrição: O projeto de pesquisa participativa com agricultores familiares desenvolve-se no município de Manacapuru AM dentro do Programa Amazonas de Apoio a Pesquisa em Políticas Públicas em Áreas Estratégicas - Ppope, Fase II. A atividadede pesquisa desenvolvida é o "Levantamento de espécies de leguminosas para uso como adubo verde e fonte de nitrogênio em propriedades rurais da terra firme e da várzea de Manacapuru, AM". No levantamento de campo em dez propriedades de agricultura familiar foram identificadas as leguminosas presentes e feita uma avaliação química da constituição de sua biomassa para uso como adubo verde e fonte de nitrogênio.
Duração:
Ano Início: 2006
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 041
Participantes:
Leandro Luiz Giatti (Docente)
                          Maria Cecília Focesi Pelicioni (Participante Externo)
                          Renata Ferraz de Toledo (Participante Externo)
                          Silvana Audrá Cutolo (Participante Externo)
                          Luciana Pranzetti Barreira (Participante Externo)
                          Aristides Almeida Rocha (Participante Externo)
                          Leonardo Rios (Participante Externo)
Financiadores: FIOCRUZ e FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE
Descrição: Desenvolvimento e execução do projeto intitulado: "Pesquisa-ação no Distrito de Iauaretê do Município de São Gabriel da Cachoeira / AM: Proposta de melhorias sanitárias e dos hábitos", proposto pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e contemplado pela FUNASA - Fundação Nacional de Saúde, de acordo com Edital de Convocação Nº 001/2003, publicado no D.O.U. Nº 253, página 107, seção 3, do dia 30/12/2003. Execução durante o ano de 2005. Iauaretê é um Distrito do Município de São Gabriel da Cachoeira à noroeste do Estado do Amazonas, onde ocorre condição singular de concentração populacional no interior de terra indígena, resultando em profundas modificações no modo de vida tradicional e inúmeros agravos à saúde da população, principalmente devido às precárias condições de disposição de dejetos humanos, resíduos sólidos, bem como devido a manutenção de hábitos inadequados de higiene. Dessa maneira, o presente projeto de pesquisa objetiva identificar os principais problemas sanitários e socioambientais enfrentados pelos moradores do Distrito e as questões culturais que influem nesse processo, bem como, promover intervenções educacionais adaptadas a realidade sociocultural da região e elaborar proposta de projeto para melhorias sanitárias aplicáveis ao Distrito de Iauaretê, envolvendo as questões de esgotos sanitários, abastecimento de água e disposição de resíduos sólidos. O método de pesquisa a ser utilizado é a pesquisa-ação que permite a participação direta dos atores envolvidos na problemática em todas as etapas do processo: diagnóstico, intervenção educacional, análise e discussão dos resultados e busca de soluções. Espera-se com os resultados dessa pesquisa e processos de intervenção pertinentes contribuir para a melhoria das condições sanitárias e socioambientais do local e da qualidade de vida da população.
Duração:
Ano Início: 2004
                 Situação: Concluído                                                                                         Voltar

PROJETO - 042
Participantes:
Alexandre Almir Ferreira Rivas (Docente)
                          Carlos Edwar de Carvalho Freitas (Docente)
Financiadores: FAPEAM
Descrição: Contribuir para implantar políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região do Médio Rio Negro, tendo como área focal o município de Barcelos, através do uso dos seus recursos naturais.
Duração:
Ano Início: 2007
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 043
Participantes:
Evelyne Marie Therese Mainbourg (Docente)
                          Maria Ivanilde Araújo (Participante Externo)
                          Pery Teixeira (Participante Externo)
Financiadores: FAPEAM
Descrição: O objetivo geral é fornecer subsídios para a elaboração de uma metodologia de atenção básica em saúde que leve em consideração a população indígena residente na cidade de Manaus, Amazonas. A pesquisa de campo será feita com questionários e entrevistas de indígena, profissionais e gestores, assim como de não indígenas (20% da amostra)..
Duração:
Ano Início: 2005
                 Situação: Concluído                                                                                         Voltar

PROJETO - 044
Participantes:
George Henrique Rebêlo (Docente)
                          Marinete Barroso Martins (Discente)
                          Adriana Dantas Gonzaga (Participante Externo)
Financiadores: FAPEAM
Descrição: Projeto formulado a partir da interação bem sucedida entre pesquisadores participantes do projeto Biotupé, e alunos e professores da escola São João do Tupé, na área rural de Manaus, que resultou do Programa Jovem Cientista na RDS Tupé: a prática da iniciação científica no ensino fundamental, financiado e apoiado pela FAPEAM entre 2004-2005.Objetivo Geral da proposta atual: Elaborar um Plano de Ação, aplicando o conhecimento local e científico, visando superar dificuldades e contribuir para a melhoria das condições de vida das populações locais.Objetivos específicos: 1-Caracterizar os usos locais da terra, do solo e procurar solucionar os problemas enfentados pela agricultura familiar; 2-Levantar as condições locais de saúde e contribuir para sua melhoria; 3-Mobilizar a comunidade para reivindicar políticas públicas adequadas, organizar a informação e a comunicação, agir localmente e promover a sustentabilidade.
Duração:
Ano Início: 2004
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 045
Participantes:
Luiz Augusto Gomes de Souza (Docente)
                          Sonia Sena Alfaia (Participante Externo)
Financiadores: FINEP
Descrição: Subprojeto Levantamento do Potencial bioeconômico de Fabaceae (Leguminosae) nativas da região do alto rio Negro. Projeto desenvolvido na região do alto rio Negro, nos municípios de Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, com bioprospecção de Fabaceae nativas da campinarana, matas primárias e secundárias e ambiente de igapó da região do alto rio Negro, para estudos agronômicos e acerca da fixação biológica de N2, e determinação do potencial de aproveitamento bioeconômico dessas espécies especialmente no manejo da fertilidade do solo em sistemas de produção locais.
Duração:
Ano Início: 2006
                 Situação: Em Andamento                                                                                Voltar

PROJETO - 046
Participantes:
Leandro Luiz Giatti (Docente)
Financiadores: CNPq e FAPEAM
Descrição: Iauretê é um distrito do município de São Gabriel da Cachoeira, noroeste do Estado do Amazonas, onde ocorre condição singular de concentração populacional no interior de terra indígena, resultando em profundas modificações no modo de vida tradicional e inúmeros agravos à saúde da população, principalmente devido às precárias condições de disposição de dejetos humanos e de resíduos sólidos, assim como, devido a manutenção de hábitos inadequados de higiene. Nesse sentido, o presente projeto de pesquisa objetiva identificar os principais problemas de saneamento ambiental e de saúde pública enfrentados pelos moradores do distrito e as questões culturais que influenciam nesse processo, bem como, compor um sistema de informação georeferenciado com os dados obtidos e elaborar proposições para o equacionamento da problemática estudada, envolvendo questões de esgotos sanitários, abastecimento de água e disposição de resíduos sólidos. O método de pesquisa utilizado compreende diagnóstico ambiental, análise de qualidade de água sobre aspecto microbiológico, participação em reuniões comunitárias, aplicação de questionários, observação de hábitos e levantamento epidemiológico junto ao pólo base de Iauaretê do Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Negro. Espera-se com os resultados dessa pesquisa obter relevantes dados sobre a saúde ambiental local e propor alternativas factíveis dentro do contexto étnico e demográfico predominante em terras indígenas do Alto Rio Negro.
Duração:
Ano Início: 2005
                 Situação: Concluído                                                                                         Voltar
Av. Gen. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 6200 - Campus Universitário Bloco T Setor Sul - Coroado
CEP 69077-000 - Manaus/AM - Telefone - (92) 3305-1181 Ramal 4069