Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Coordenação
Início do conteúdo da página

Coordenação

Publicado: Quinta, 04 de Outubro de 2018, 15h21 | Última atualização em Segunda, 14 de Junho de 2021, 11h34 | Acessos: 2795

Maria Teresa Gomes Lopes

Coordenadora

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1996), mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (1998) e doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência em atuação na Amazônia, com ênfase em Genética e Melhoramento de plantas. Atua principalmente nos seguintes temas: genética vegetal, melhoramento de plantas, domesticação de plantas, conservação genética de espécies amazônicas e genética quantitativa. É professora da UFAM (Universidade Federal do Amazonas) dos cursos de graduação em Engenharia Florestal e Agronomia e de programas de Pós-Graduação: PPGCASA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia), PPGCIFA (Programa de PósGraduação em Ciências Florestais e Ambientais) e PPGATR (Programa de PósGraduação em Agronomia).

Anderson Mathias Pereira

Vice-Coordenador

Possui Graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Pará, Especialização em Produção de Biodiesel pela Universidade Federal Rural da Amazônia, Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará e Doutorado em Engenharia de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal do Amazonas atuando no Curso de Engenharia de Alimentos. Tem experiência na área de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química, com ênfase em Processos Orgânicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia de óleos e gorduras, biocombustíveis (biogás, craqueamento, biodiesel e bioetanol) e extração supercrítica.

 

Neliton Marques da Silva

Membro da Coordenação

É Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Amazona e doutor em Entomologia Agrícola pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP. É Professor Titular (Concurso Público) da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas. Foi diretor do Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas tendo implantado o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Foi Secretário Executivo de Recursos Hídricos e Secretário Executivo da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas- SDS e Presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas - IPAAM. Foi Diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas. É Sócio Benemérito da Sociedade Entomológica do Brasil-SEB e membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC. É Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia-IDESAM e Vice Presidente do Conselho de Administração da Fundação Amazonas Sustentável-FAS e membro do Comitê Assessor Externo da Embrapa Amazônia Ocidental. Publicou vários artigos em revistas indexadas, capítulos e livros.

 

Carlos Edwar de Carvalho Freitas

Membro da Coordenação

Carlos Edwar de Carvalho Freitas concluiu o doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo em 1999 e o pós-doutorado em 2009, na Washington and Lee University (USA). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Amazonas, Professor Credenciado do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, Glynn Visiting International Scholar and Full Professor of Environmental Studies at the Washington and Lee University (USA) nos anos de 2014 e 2016. Fellow of the Linnean Society of London. É membro titular e coordenador do Comitê de Assessoramento do CNPq - área de Aquicultura e Recursos Pesqueiros. Publicou 127 artigos em periódicos científicos e 177 trabalhos em anais de eventos. Escreveu 4 livros sobre a ecologia de peixes da Amazônia, 30 capítulos de livros e 3 cartilhas técnicas. Organizou 3 livros. Orientou 17 teses de doutorado e 47 dissertações de mestrado, além de ter orientado 24 trabalhos de iniciação científica e 6 trabalhos de conclusão de curso. Atua nas áreas de Ecologia Aplicada, Dinâmica de Populações, Avaliação de Estoques Pesqueiros e Manejo Pesqueiro. Atuou na coordenação do Projeto PIATAM, uma rede de projetos multidisciplinar, e de um Programa de Núcleo de Excelência - PRONEX. Coordena projetos de pesquisa com recursos CAPES, CNPq e FAPEAM. Exerceu a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Pesqueiras nos Trópicos PPG-CIPET/UFAM (2011 a 2015). Foi Diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (2001-2003). Foi membro titular do Comitê Permanente de Gestão e do Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros das Bacias Hidrográficas Amazônica e Tocantins/Araguaia - CPG Norte (2017-2018). Também é membro titular do Sub-Comitê Científico do CPG Norte. Coordenador de grupo de pesquisa integrado ao Laboratoire Mixte International "Evolution et Domestication de l'Ichtyofaune Amazonienne - LMI-EDIA (IRD-France). Recebeu 22 prêmios e/ou homenagens, com destaque para as homenagens da Universidade Federal do Amazonas pela atuação destacada na pesquisa (2000 - 2015 e 2017) e para o Ibaraki Kasumigaura Prize, pelo trabalho apresentado no LAKE 99, que ocorreu em Compenhagen-Dinamarca.

 

Os professores foram nomeados de acordo com a Portaria N.824/2021, clique para visualizar o documento.

Fim do conteúdo da página