Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Coordenação
Início do conteúdo da página

Coordenação

Publicado: Quinta, 04 de Outubro de 2018, 15h21 | Última atualização em Sexta, 15 de Fevereiro de 2019, 16h30 | Acessos: 109

Maria Olívia de A. Ribeiro Simão

Coordenadora

Doutora em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2009), Mestre em Entomologia pelo INPA (1994) e Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas UFAM (1990). Atualmente é professora do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas UFAM e Diretora da Divisão de Formação e Educação Ambiental do Centro de Ciências do Ambiente CCA/UFAM e Assumiu o cargo de Secretária Executiva Adjunta de Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas. Atua na Graduação em Ensino de Ciências do Instituto de Ciências Biológicas para os cursos de Biologia e Ciências Naturais e como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade PGCASA da UFAM. Tem experiência na área de Educação Ambiental, Conservação e Gestão de Recursos Naturais na Amazônia, com ênfase na pesca, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: manejo da pesca artesanal de grandes bagres, territorialidade da pesca artesanal, educação para cidadania e educação ambiental.

 

Tatiana Schor

Vice-Coordenadora

Graduada em Economia, mestrado em Geografia (Geografia Humana) em 1999 e doutorado em Ciência Ambiental (2005) todos pela Universidade de São Paulo (2005) com pós-doutorado em Geografia Urbana e Econômica pelo Center for Place, Culture and Politics, Graduate Center, CUNY - USA. É professora no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Coordena o Programa de Estudo e Pesquisa da Rede Urbana da Calha Solimões-Amazonas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia Brasileira - NEPECAB. É pesquisadora dos programas de Pós-Graduação em Geografia do Departamento de Geografia e do Programa em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia do Centro de Ciências do Ambiente ambos da UFAM. Coordenou o Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) do Amazonas, 2012. Atuou como Secretaria Adjunta de Planejamento da Secretaria de Produção Rural do Estado do Amazonas - SEPROR, 2013-2014. Cátedra Ruth Cardoso na Columbia University, bolsista Fulbright-CAPES, NY-USA, 2016-2017. Atualmente é Presidente do Observatório da Região Metropolitana de Manaus - ORMM e Representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC no Amazonas. 

Therezinha de Jesus Pinto Fraxe

Membro da Coordenação

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (1987), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1997) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas, coordenadora do Núcleo de Socioeconomia (NUSEC/FCA/UFAM). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, sustentabilidade, campesinato, sistemas agroflorestais e várzea amazônica.

 

Neliton Marques da Silva

Membro da Coordenação

É Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Amazona e doutor em Entomologia Agrícola pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP. É Professor Titular (Concurso Público) da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas. Foi diretor do Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas tendo implantado o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Foi Secretário Executivo de Recursos Hídricos e Secretário Executivo da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas- SDS e Presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas - IPAAM. Foi Diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas. É Sócio Benemérito da Sociedade Entomológica do Brasil-SEB e membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC. É Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia-IDESAM e Vice Presidente do Conselho de Administração da Fundação Amazonas Sustentável-FAS e membro do Comitê Assessor Externo da Embrapa Amazônia Ocidental. Publicou vários artigos em revistas indexadas, capítulos e livros. 

 

Os professores foram nomeados de acordo com a Portaria N.2201/2018, clique para visualizar o documento.

Fim do conteúdo da página