Página inicial > Últimas Notícias > Instrução Normativa para Virtualização de Disciplinas

Instrução Normativa para Virtualização de Disciplinas

• Publicado: Quarta, 01 de Abril de 2020, 17h46
  • Última atualização em Quinta, 03 de Setembro de 2020, 18h17
imagem sem descrição.

Normativa do PPGCASA para as aulas virtuais em disciplinas, durante a Pandemia do novo coronavírus

Considerando Decisão ad referendum – CONSUNI 04/2020 que referenda a Resolução nº 03 - 13/08/2020, do CONSEPE, que aprovou o Regulamento do Ensino Remoto Emergencial (ERE);

Considerando que embora a Resolução 03/CONSEPE se refira única e exclusivamente ao ensino remoto na graduação, as medidas recomendadas são passiveis de serem aplicadas a pós-graduação;

Considerando o Art. 6 do Regimento Interno do PPGCASA;

Considerando o que foi deliberado pelo colegiado do PPGCASA ,quanto a adoção de aulas remotas após prévia análise da comissão de docentes/discentes criada para este fim;

Recomenda os seguintes requisitos para a virtualização das disciplinas:

1. Aos docentes do PPGCASA é garantida a autonomia para proceder ou não à virtualização das suas respectivas disciplinas.

1. O docente que aderir à virtualização deverá apresentar a proposta de virtualização da disciplina junto à Coordenação do PPGCASA, indicando as plataformas, os horários, a forma de avaliação, de desempenho e de frequência, bem como o plano de ensino devidamente adaptado ao ambiente virtual.

1. As disciplinas virtuais terão início após a prévia autorização da Coordenação, que verificará o preenchimento dos requisitos elencados no item anterior, podendo solicitar informações e propor ajustes para tornar a virtualização mais eficiente. O prazo para apresentar a proposta de virtualização da disciplina junto à Coordenação do PPGCASA será em acordo com calendário definido pelo CONSEPE/UFAM.

1. Serão preservados a carga horária e ementa, podendo haver adequações no conteúdo da disciplina.

2. A qualidade do ensino não deverá ser afetada pela virtualização da disciplina.

1. O docente deverá ter a anuência dos discentes matriculados na disciplina por meio do termo de adesão devidamente assinado;

1. Fica assegurado aos discentes que não concordarem ou não puderem participar da disciplina virtual a prioridade na matrícula na primeira turma presencial que for oferecida. Não será possível matrícula de novos alunos nas turmas das disciplinas correntes (2020/1);

1. Aos discentes matriculados na disciplina que será virtualizada (2020/1) e que não concordarem em participar, será garantido o direto de cancelamento de matrícula na referida disciplina;

1. Eventuais falhas de conexão ou de incompatibilidade deverão ser comunicadas pelo docente ou discente, em 24 horas;

1. Nenhum discente poderá ser excluído ou prejudicado em razão de falhas de conexão ou de incompatibilidade de aplicativos, sendo assegurada, cópia das aulas ou dos materiais ministrados no ambiente virtual.

1. O discente poderá solicitar o trancamento da disciplina, demonstrada a impossibilidade de acompanhamento das aulas, conforme item 9, até período correspondente a 50% da carga horária virtualizada.

Coordenação do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, em Manaus, 2 de setembro de 2020.