Página inicial > Últimas Notícias > Carta de Boas Vindas

• Publicado: Sexta, 15 de Fevereiro de 2019, 15h58
  • Última atualização em Sexta, 15 de Fevereiro de 2019, 15h58

Prezado(a) ingressante,

Parabenizamos pelo seu ingresso no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - PPGCASA e desde já desejamos sucesso no trabalho que será realizado nos próximos anos.

A Universidade Federal do Amazonas – UFAM é uma das 50 melhores universidades do país e seu Centro de Ciências do Ambiente – CCA tem um lastro importante na formação de recursos humanos na área de ciências ambientais. Com toda infraestrutura colocada à sua disposição, desejamos que você participe ativamente das atividades programadas para o período de recepção e ao longo do curso e que estabeleça uma saudável e alegre integração com a comunidade universitária do Campus Sen. Arthur Virgílio Filho, Setor Sul, Manaus, AM.

Nosso programa de Pós-graduação é nota 4 na avaliação da CAPES e a qualidade e o reconhecimento do PPGCASA dependem do empenho e comprometimento de estudantes, professores e técnicos. A pós-graduação é uma etapa de formação muito particular, pois o estudante é o protagonista de sua formação acadêmica. Há um bom número de atividades que dependem do estudante, incluindo desde ações simples como a matrícula inicial, até a busca e definição de um orientador, a seleção de disciplinas, o levantamento e acompanhamento das publicações sobre o tema de estudo, o planejamento de como conciliar a obtenção de créditos com a execução do trabalho de pesquisa e demais tarefas de seu cotidiano. Nos estágios mais avançados do curso, cabe ainda ao aluno se programar para realizar os exames de proficiência e qualificação, a redação preliminar de artigos científicos e/ou patentes, o depósito e a defesa final da dissertação ou tese.

Ao longo do primeiro semestre de 2019 teremos como implementar bolsas de estudos para parte dos ingressantes em função da disponibilização progressiva de bolsas FAPEAM, CAPES e CNPq. As bolsas serão atribuídas a partir de critérios estabelecidos em Resolução especifica do Programa e a análise da Comissão de Bolsas do PPGCASA instituída pela Portaria PPGCASA N.002/2019.

Convocamos a participação de todos em uma atividade inicial de acolhida ofertada pelo PPGCASA. Essa atividade é muito importante para se inteirar do curso, tomar conhecimento sobre ações estratégicas para formação acadêmica, conhecer os professores. Entre outras atividades. incentivamos a todos que conversem com os professores credenciados, entendam suas linhas de pesquisa, o modo de trabalho e, com isso, definam o seu orientador. Em breve encaminharemos a programação que está sendo preparada pelo Prof. Dr. Henrique Pereira em colaboração com outros professores e estudantes do Programa.

Mais uma vez, sejam bem-vindos.

Manaus, 23 de janeiro de 2019.

Coordenação do PPGCASA